domingo, 15 de julho de 2007

Flip 2007 - respirando literatura


Semana passada estive na Flip, meu evento literário fetiche.
Confesso que passei um perrengue, dormi dois dias na praça da matriz, mas tudo bem, fiquei muito feliz de participar de um evento grandioso como a Flip.
Conheci o escritor mexicano Guillermo Arriaga (roteirista de Babel, 21 Gramas, Amores Brutos e Os Três enterros de Melquiades Estrada).
Participei da palestra “sobre meninos e lobos”, com Paulo Lins e Ishmael Beah, um ex-soldado menino, da guerra civil da Serra Leoa.
Destaco a participação de autores latinos com César Aira, Alan Paus, Ignácio Padilha e Rodrigo Fresán.
Senti o calor de um público; um público apaixonado por literatura.
Paraty respirou literatura durante cinco dias. É possível essa integração de uma cidade com o universo do livro.
Penso nesta integração também em comunidades.
Deixando há Flip um pouco de lado, sonho com a feira do livro da vila Cruzeiro, Bienal do livro da Maré, Festa literária da Mangueira, Encontro de escritores do Capão Redondo, Festival de poesia de Vila Isabel, Feira do livro infantil de Heliopólis.
Acho que não é um sonho distante, é bem possível.
Voltando a Filp, posso dizer que conheci muita gente interessante, respirei o clima da cidade, voltada à literatura. Isso que é vida, isso é amor, amor ao livro.

Vou a Flip desde 2003, na sua primeira edição, até 2008.

Um comentário:

fernando disse...

Grande Parceiro Octavio(quem escreve é fernando,nos conhecemos na flip do ano passado), é com grande satisfaçao que acesso seu blog e com um grande sentimento de poder mannter um contato.
Que boas recordaçoes que acessei agora em minha memoria,daquela cidade maravilhos..seus visitantes.. literatura.. uma cultura riquissima.
Parabens pela constancia que tem dado em seu trabalho !!! Voce é um vitorioso velhinho !!
Tambem tenho novidades.. ganhei um concurso de poesia em sao paulo e vou ter um livro divulgado e no momento me encontro em madrid.Me mande seu email para nos falarmos mais ( netomaio@yahoo.com.br)
abraços !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!